Secretaria de Estado do Turismo

Edit Content

Secretaria de Estado do Turismo

Classificados para o Prêmio Nacional do Turismo 2025

O Prêmio Nacional do Turismo, realizado pelo Ministério do Turismo – MTur em parceria com o
Conselho Nacional do Turismo – CNT, é um tributo às iniciativas inovadoras, à excelência na
gestão e ao impacto positivo que prestadores de serviços turísticos e profissionais comprometidos
exercem no setor do turismo. Esta quarta edição contou com a participação de profissionais e iniciativas do estado de Santa Catarina, que realizam um trabalho de excelência e ajudam a fomentar e qualificar ainda mais o nosso turismo.

Confira abaixo os classificados deste prêmio e o que cada um representa:

TRILHAS DE LONGO CURSO COMO VETORES DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO

1º LUGAR Circuito Vale Europeu de Cicloturismo

Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí

(CIMVI)

O Circuito Vale Europeu Catarinense visa impulsionar o turismo regional de forma sustentável e qualificada. Envolve as comunidades locais, estimula a profissionalização do setor e promove a valorização da cultura, da produção artesanal e da economia criativa. A iniciativa fortalece o desenvolvimento econômico e social da região, ampliando oportunidades e consolidando o Vale Europeu como referência em turismo responsável no Brasil, reduzindo impactos ambientais na região. Juntas, essas ações consolidam o Circuito Vale Europeu de Cicloturismo como um modelo integrado de gestão e desenvolvimento do turismo sustentável, fortalecendo comunidades, valorizando o território e inspirando boas práticas em todo o Brasil.

GOVERNANÇA E GESTÃO DO TURISMO

2º LUGAR Programa de Turismo no Espaço Rural Caminhos do Campo

Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí – AMAVI 

Nasceu da necessidade de valorizar e integrar os potenciais turísticos, culturais e produtivos da área rural da região. Muitos empreendimentos familiares já ofereciam experiências turísticas, porém de forma isolada e com pouca visibilidade. Percebeu-se então a oportunidade de organizar essas iniciativas em um circuito colaborativo, reforçando a identidade regional e ampliando a geração de renda via turismo rural. Com apoio de instituições públicas, organizações de fomento e a união dos empreendedores locais, o circuito foi estruturado como estratégia de desenvolvimento sustentável. Além de responder a uma demanda social e econômica emergente, representa um movimento coletivo em prol da valorização do território, da cultura local e do protagonismo dos empreendedores rurais, consolidando-se como uma iniciativa transformadora e de longo alcance para a região. 

VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO NATURAL NO TURISMO

2º LUGAR Polo Socioambiental SESC Pantanal

Polo Socioambiental SESC Pantanal 

O Polo Socioambiental Sesc Pantanal, criado há 28 anos, integra conservação ambiental, ecoturismo e desenvolvimento local no bioma Pantanal. Com a gestão de 117 mil hectares de áreas protegidas nos biomas Pantanal e Cerrado, transforma o patrimônio natural em experiências que unem lazer, educação ambiental e pesquisa científica. A iniciativa valoriza a biodiversidade, destacando espécies como onça-pintada, tamanduá-bandeira e lobo-guará, ao mesmo tempo em que fortalece comunidades com geração de renda, capacitação e incentivo às tradições regionais. Com parcerias, projetos educativos e gestão sustentável, amplia a visibilidade do ecoturismo, atrai investimentos e consolida um modelo socioambiental replicável. É referência nacional ao promover proteção ambiental, engajamento comunitário e desenvolvimento territorial integrado. 

EQUIDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO TURISMO

3º LUGAR Praça da Acessibilidade 

Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras

A Praça da Acessibilidade é uma iniciativa pioneira que concretiza, de forma efetiva, os princípios de inclusão e equidade no espaço público. O espaço vai além da eliminação de barreiras físicas: promove uma transformação cultural, sensibilizando moradores e turistas sobre a importância do respeito às diferenças e da convivência harmoniosa em um ambiente diverso. A iniciativa possibilita que pessoas com deficiência e idosos tenham acesso seguro ao mar e permanência confortável na faixa de areia da Praia Central de Balneário Piçarras/SC.

Profissionais de destaque INICIATIVA PRIVADA MICRO, PEQUENOS EMPREENDEDORES E MEI

2º LUGAR Rodrigo Leitis Stüpp

Guia de Turismo e Produtor de Conteúdo Digital – Guia Manezinho 

Há 10 anos, o Guia Manezinho transforma roteiros turísticos em vivências autênticas em Florianópolis. Criado pelo jornalista e guia Rodrigo Stüpp, já recebeu mais de 35 mil participantes, especialmente crianças e adolescentes, em 15 caminhadas temáticas que unem cultura, educação e pertencimento, valorizando memórias, histórias e personagens como Antonieta de Barros. Com roteiros como “Negros em Desterro”, promove reflexão, humor e emoção, fortalecendo identidade e inclusão. Referência em storytelling para o turismo, Rodrigo realiza palestras e debates e recebeu a Medalha Aldírio Simões, tornando-se voz ativa na preservação da memória e do turismo cultural em Floripa.